Tirantes
Tirantes são elementos resistentes a tração (barras de ferro ou cordoalhas de proteção), que são introduzidos no solo previamente perfurado e depois injetado calda de cimento ou outro material para aglutinação, formando um bulbo de ancoragem. Posteriormente este bulbo de ancoragem é ligado a uma parede estrutural pelo trecho não injetado e pela cabeça do tirante.
Contenções com uso de tirantes são utilizadas em obras onde as escavações são cada vez mais profundas em função do aumento do número de subsolos executados, seja nos edifícios comerciais, nos residenciais, assim como obras rodoviárias e em obras ferroviárias na contenção de taludes e encostas.
Os tirantes aplicados em muros, principalmente em obras rodoviárias e ferroviárias, permitem a estabilização de encostas ou cortes para a implantação das plataformas.
Utilizando equipamentos versáteis, a Geosonda executa obras de contenção em locais de difícil acesso, permitindo a estabilização de massas de solo ou rocha, com grandes volumes.
Os muros atirantados poderão ser executados com concreto armado convencional ou com concreto projetado conforme conveniência da obra, mas principalmente analisando-se as condições de acesso aos locais de concretagem assim como a geometria da futura obra.
Os tirantes aplicados em Paredes Diafragma permitem a escavação da obra sem qualquer outro tipo de escoramento, resultando em uma obra limpa e livre de interferências, onde a execução das lajes e pilares do subsolo possa ter o mesmo desenvolvimento das lajes dos andares superiores.
