Rebaixamento
O princípio básico de um rebaixamento de lençol d'água consiste no desenvolvimento de um gradiente hidráulico, em relação ao nível d'água natural, de modo a formar um fluxo artificial de água para pontos localizados. A coleta de água desses pontos é feita por um sistema de rebaixamento, cuja escolha é função da geometria e profundidade da escavação abaixo do nível d'água, da permeabilidade e do tipo do aquífero.
A técnica de rebaixamento de lençol freático compreende o bombeamento das águas subterrãneas durante determinado período de tempo, de modo a controlar total ou parcialmente o nível estático do lençol freático.
O bombeamento poderá ser efetuado através de ponteiras filtrantes ou poços profundos, dependendo das condições geométricas da escavação, das condições geométricas do terreno e características dos aquíferos envolvidos.
Na escavação de túneis, para controle das águas surgidas nas frentes de execução, adota-se a solução de drenos horizontais profundos com aplicação de vácuo para aumento de eficiência da drenagem.
Essa técnica é utilizada para estabilizar o solo nas escavações de Shaft's ou poços para acessos a túneis, para estabilização da escavação dos próprios túneis, em barragens e ensecadeiras ou em escavações especiais aliadas à aplicação de concreto projetado, assim como também é utilizada na estabilização de solos, minimizando recalques e permitindo a execução de fundações diretas.
