Outros
A Geosonda tem expertise e excelência em serviços como Concreto Projetado, Solo grampeado, Stabtec entre outros.
O concreto projetado apresenta como característica principal, acomodar-se à superfície natural do terreno, dispensando a utilização de formas minimizando a remoção de materiais eventualmente instáveis, diminuindo a quantidade de movimento de terra e moldando-se a superfícies irregulares.
Normalmente é aplicado pela via seca onde a água é introduzida na mistura, próxima ao bico aspersor, permitindo que a aplicação possa ser interrompida sem prejuízos à pega e cura do cimento. É utilizado também para estabilização de taludes ou cortes de terreno natural de obras urbanas e obras rodoviárias, confecção da proteção ou contenção das encostas e na confecção de canaletas, escadas hidráulicas e outras peças de drenagem imprescindíveis nas obras de estabilização de encostas e taludes.
Pela facilidade de aplicação permite utilização em locais de difícil acesso onde a mobilização de recursos para execução de formas e escoramento, assim como o transporte dos materiais, seria inviável ou de difícil aplicação.
SOLO GRAMPEADO
O Solo Grampeado, constituído pela execução de chumbadores, estes também conhecidos por grampos, associados à proteção da superfície com concreto projetado, apresenta-se como um método prático, versátil e econômico na estabilização de encostas e taludes naturais ou decorrentes de cortes no terreno.
Os chumbadores, geralmente constituídos por aço CA-50 ou eventualmente por monobarras de aço especiais, podem ser protegidos contra a corrosão ou simplesmente aplicados sem proteção em função da natureza das obras a que se destinam.
Fixados ao terreno com calda de cimento em perfurações com diâmetro de 3" a 4", geralmente são executados pelo método de perfuração a roto percussão, constituindo-se no principal elemento de estabilização do talude ou encosta a ser tratado. O Solo Grampeado recebe proteção superficial com concreto projetado. Este concreto projetado deverá ser aplicado em camadas com espessura de cerca de 5 cm cada, sendo possível a instalação de telas metálicas eletro soldadas ou com barras simples, como armação das peças, sempre adaptando-se à superfície a ser tratada ou estabilizada.
STABTEC
A técnica Stabtec empregada pela Geosonda consiste na mistura mecãnica monitorada de aglomerantes em pó com solos amolecidos, tipo: argilas orgânicas, turfas, solos dragados, rejeitos industriais ou de mineração, visando a estabilização de massa.
Esses tratamentos consistem na alteração das propriedades mecânicas do solo "in situ", conferindo ao maciço maior resistência, menor compressibidade e relativa impermeabilidade.
MATERIAIS
- O único material a ser utilizado é um aglomerante seco, em pó, que poderá ser de um tipo só ou de uma mistura de dois ou mais tipos
- A definição do tipo ou da mistura de aglomerantes depende de ensaios preliminares que devem ser desenvolvidos em função da constituição do solo a ser tratado e da resitência que se deseja.
- Nos casos de solos agressivos ou mesmo contaminados, o Sistema STABTEC poderá, se avaliada a situação previamente, resolver tanto o problema de estabilização da massa de solo, quanto a sua descontaminação.
- Assim, os tipos de aglomerantes poderão variar, segundo seus princípios, nas seguintes características:
- à base de cimento (com ou sem pozolana);
- à base de cal;
- à base de "fly ash";
- à base de escória de alto forno;
- à base de fibras vegetais;
- em bases mistas.